top of page

Regras e condições - City Breakout

City Breakout é uma experiência criada pela Whispers, na qual os participantes adotam uma identidade e participam de uma história, ambos fictícios, podendo se passar em qualquer local.

 

Leia atentamente as Regras e Condições a seguir, gerais e específicas, para sua segurança e para que possa aproveitar ao máximo sua participação. Em todas Regras e Condições referentes a City Breakouts, sejam gerais ou específicas, esta realidade será chamada de “realidade padrão”, City Breakout será chamado de “outra realidade” e participantes serão chamados de “protagonistas”.

 

Todas as datas e horários do site, destas regras e dos City Breakouts são baseados no fuso horário de Brasília (GMT-3).

As regras gerais se aplicam a todos os City Breakouts.

 

REGRAS GERAIS

1. Organização do Tempo

 

Sendo que os protagonistas definem como organizam seu tempo, são eles que definem quando estão ou não em outra realidade durante o tempo de validade de sua identificação.

2. Conformidade com Leis

Outras realidades são criadas pela Whispers de modo que possam ser plenamente vividas sem nenhum descumprimento de leis naturais (físicas, químicas, etc.) ou da legislação vigente. Os protagonistas não têm direito de desrespeitar a legislação vigente ou a autoridades da realidade padrão com o pretexto de estarem em outra realidade, não se responsabilizando a Whispers por qualquer violação da ordem pública ou de qualquer dispositivo legal ou de qualquer ordem legal vinda de uma autoridade, bem como danos a propriedade pública ou privada.

Exemplos do item 2:

Nunca será necessário pular em um barril de ácido para progredir em outra realidade.

Nunca será necessário alterar um local público para progredir em outra realidade.

Nunca será necessário invadir uma propriedade para progredir em outra realidade.

É fundamental que todos os protagonistas respeitem as leis e regulamentos locais. A Whispers não se responsabiliza por qualquer violação da legislação ou incidentes que ocorram devido ao descumprimento das leis. Isso inclui, mas não se limita a: desrespeitar autoridades, vandalismo, invasão de propriedade, ou qualquer outro ato ilegal.

3. Segurança Pessoal

Enquanto estão em locais públicos ou virtuais, os protagonistas são responsáveis pela sua própria segurança enquanto estão em outra realidade. Ao participar, os protagonistas concordam em se responsabilizar por todas as precauções necessárias para se manter seguro. Isso inclui, mas não se limita a: observar o trânsito, evitar áreas/horários perigosos e seguir todas as orientações fornecidas por personagens confiáveis (ver item 5).

Como qualquer lugar pode fazer parte de outra realidade, a Whispers sugere que antes de entrar em outra realidade os protagonistas estejam em dia com suas rotinas básicas relativas a saúde, como estar com vacinação em dia, possuir repelente, protetor solar, entre outras. A Whispers não se responsabiliza pelas rotinas básicas de saúde dos protagonistas, a qual é responsabilidade destes.

4. Confirmação de Personagens

Para que haja a confirmação de que um personagem faz parte da outra realidade (e não um golpista se passando por um personagem, por exemplo), todo personagem da Whispers informará aos protagonistas os primeiros nomes E os números de identificação de todos no início do contato. A única exceção é caso um personagem já confirmado direcione o protagonista a um outro personagem – nesse caso, este último não necessariamente fará esta confirmação novamente, estando já confirmado pelo próprio personagem anterior.

Exemplos do item 4:

Personagem A entra em contato e não informa nomes e números de identificação - NÃO CONFIAR.

Personagem A entra em contato, informa nomes e números de identificação, e personagem B entra em contato depois e não informa nomes e números de identificação - CONFIAR APENAS NO A, NÃO CONFIAR NO B.

Personagem A entra em contato, informa nomes e números de identificação e AVISA sobre os personagens B e C através de alguma forma de identificação (número de identificação de personagem, e-mail, telefone, etc.). Depois, personagens B e C entram em contato e não informam nomes e números de identificação. - CONFIAR EM TODOS. PERSONAGEM A CONFIRMOU SUA IDENTIDADE E DOS OUTROS TAMBÉM.

Os protagonistas só podem interagir com personagens confirmados estando em outra realidade. Enquanto estão na realidade padrão, devem resolver qualquer questão através dos canais oficiais da Whispers.

5. Personagens Confiáveis

Caso no primeiro contato um personagem identifique não somente pelo nome e número de identificação, mas também pelos sobrenomes dos protagonistas, ele é um personagem confiável.

Diferentemente de um personagem confirmado qualquer, todas as orientações de um personagem confiável devem ser seguidas, caso contrário a participação do grupo será cancelada.

Um personagem confiável sempre fará a identificação com os sobrenomes no primeiro contato, independentemente se outro personagem direcionou a ele ou se ele está em um local privado confirmado.

6. Primeiros Contatos

Os protagonistas não poderão fazer primeiro contato com nenhum personagem. Todo personagem fará o primeiro contato e a confirmação de que é personagem. A partir do primeiro contato, os protagonistas poderão contatar o personagem quantas vezes quiserem, contudo respeitando as orientações do personagem caso ele for confiável. Só não poderão contatar o personagem outras vezes caso um personagem confiável, inclusive ele mesmo, não permita. Os contatos só podem ser feitos com o personagem através do mesmo meio que este fez o primeiro contato, ou através de outros meios que o mesmo personagem disponibilizar.

7. Confirmação de Locais Privados

Para que um local privado seja confirmado como fazendo parte de outra realidade, é necessária a confirmação através de um personagem já confirmado. Caso seja necessário entrar em propriedade privada, somente poderá ocorrer a entrada com consentimento anterior de um personagem já confirmado da outra realidade e conforme suas orientações.

Qualquer acesso a um local privado em nome de outra realidade sem a orientação ou contra a orientação de um personagem confirmado será considerado como invasão e será tratado como tal.

Somente será confirmado como fazendo parte de outra realidade o endereço exato, incluindo todas as suas partes.

Exemplo: Rua XXX, nº 738, Apartamento 212. Se este endereço fosse confirmado, somente o apartamento 212 seria confirmado. Os outros apartamentos e áreas comuns (todo o caminho antes de entrar no apartamento 212) não seriam confirmados.

8. Confirmação de Personagens em Locais Privados

Dentro de um local privado confirmado como fazendo parte de outra realidade, não há a necessidade de confirmação de novos personagens. Qualquer novo personagem dentro desse local estará automaticamente confirmado. Isso não vale para personagens confiáveis, que farão a identificação incluindo o sobrenome dos protagonistas em qualquer primeiro contato.

9. Movimentação e Alteração de Itens

Em locais privados confirmados, em nenhuma hipótese poderão os protagonistas danificar ou alterar a posição de móveis e itens presos nas paredes (exemplos: mesas, armários, guarda-roupas, quadros presos por parafuso), a menos que um personagem confiável autorize isto. Objetos de fácil movimentação (exemplos: livro, cadeira, quadro pendurado) poderão ser movidos livremente, mas não poderão ser retirados do local confirmado, a menos que um personagem confiável autorize isto.

10. Entrada com Itens em Locais Privados

Em locais privados confirmados, não será permitida a entrada com quaisquer itens, com exceção de documentos de identificação pessoal (versão impressa, tanto da realidade padrão quanto da outra realidade), uma versão impressa deste documento para cada protagonista e itens relativos ao item 17 destas Regras Gerais.

11. Imagem dos Protagonistas

Os protagonistas concordam em ser filmados ou fotografados dentro de locais privados sem aviso prévio, nos limites da legislação vigente e de sua privacidade.

Qualquer uso de eventuais imagens obtidas será consultado anteriormente com os protagonistas.

12. Alteração de Objetos em Locais Públicos

Em locais públicos, não poderá haver nenhum tipo de movimentação ou alteração de nenhum tipo de objeto, com exceção do que é permitido por lei (exemplo: pegar livros para ler em uma biblioteca).

13. Pesquisa na Internet

A menos que haja restrição de acesso, os protagonistas podem pesquisar em toda a internet caso necessário para a progressão em outra realidade, ou seja: toda a internet pode (ou não) fazer parte de outra realidade. Contudo, não pode interagir ativamente e publicamente (exemplos: comentários, curtidas, entre outros) em nome da outra realidade, a menos que um personagem confirmado oriente dessa forma.

É importante lembrar que, embora qualquer conteúdo encontrado na internet possa ser considerado parte da outra realidade devido à natureza da experiência, a Whispers não afirma nem sugere que sites ou informações externas sejam de propriedade da Whispers.

Os protagonistas não podem pesquisar sobre outra realidade enquanto estão na realidade padrão - isso é considerado trapaça.

Exemplos:

Pesquisar “animais mamíferos” - permitido

Pesquisar “sucos naturais” - permitido

Pesquisar “o que fazer em a menina e o espectro” - NÃO permitido

A Whispers tem formas de identificar tentativas de trapaças e, caso isso ocorra, será cancelada a participação do grupo sem direito a reembolso.

14. Proibição de Agressões

Os protagonistas não poderão, em nenhuma hipótese, ferir um personagem em nome de estar em outra realidade.

15. Compartilhamento de Informações

Os protagonistas só podem compartilhar informações da outra realidade entre integrantes do mesmo grupo, não tendo permissão da Whispers para compartilhar detalhes específicos, por qualquer meio, da outra realidade com pessoas que não sejam do grupo. Caso uma autoridade exija informações a respeito do que os protagonistas estão fazendo, os protagonistas devem explicar que estão participando de uma experiência fictícia e indicar para a autoridade a seção de contato do site oficial da Whispers e os QR Codes presentes nos materiais pertencentes à outra realidade.

16. Desistência da Outra Realidade

Os protagonistas podem desistir definitivamente de outra realidade a qualquer momento nos termos da Política de Cancelamento e Reembolso.

Caso necessite de cancelar sua participação estando um local privado confirmado, o protagonista pode manter os dois braços levantados em linha reta acima da cabeça por alguns segundos ou dizer “CANCELAR PARTICIPAÇÃO” em voz alta. Fazendo isto, a participação de todo o grupo do qual faz parte estará cancelada, nos termos da Política de Cancelamento e Reembolso.

17. Situações Diversas na Outra Realidade

Em outra realidade, os protagonistas podem (ou não) passar por diversas situações controladas de suspense, terror, mistério, tensão, sustos, lugares fechados, lugares pequenos, cansaço, entre outras. Devido a isto, caso algum potencial protagonista possua qualquer tipo de restrição, deve entrar em contato com a Whispers e tirar dúvidas antes de realizar a compra. Caso considere que haja necessidade de informar alguma restrição após já estar protagonizando outra realidade, pode entrar em contato com a Whispers utilizando o mesmo e-mail registrado no início da compra. Contudo, é recomendado que o faça anteriormente à compra, pois isto pode interferir na experiência e, caso necessite de ser cancelada a participação por causa disto, não haverá nenhum tipo de reembolso, com exceção dos casos previstos na Política de Cancelamento e Reembolso. A Whispers não se responsabiliza caso as restrições não sejam informadas previamente.

​​

DICAS PARA BOM APROVEITAMENTO DA OUTRA REALIDADE:

Estejam atentos a todas as formas de contato informadas pelos protagonistas no momento do registro, inclusive pastas como lixo eletrônico/spam - isso é responsabilidade dos protagonistas.

Sugere-se que os protagonistas mantenham uma postura de serenidade caso estejam perto de pessoas da realidade padrão, como em locais públicos, para que não descumpram o item 15 destas Regras Gerais.

Registre, da forma que achar melhor, toda informação que achar que pode ser útil, pois você pode precisar depois, a menos que um personagem confiável oriente a não registrar uma parte específica de outra realidade. Contudo, lembre que você se responsabiliza por não compartilhar detalhes da outra realidade fora do seu grupo!

Você pode interagir com personagens já confirmados caso você ache que a interação possa ser útil para seu progresso.

Os protagonistas podem encontrar QR Codes ou links nos materiais de outra realidade com uma frase do tipo “a autenticidade deste material depende de verificação no QR Code/link ao lado”. Os protagonistas podem ignorar essas mensagens, pois só estão lá por uma questão legal.

REGRAS ESPECÍFICAS PARA “A MENINA E O ESPECTRO”

Em “A Menina e o Espectro”, os protagonistas são Detetives que investigam o desaparecimento de uma menina na cidade de São José/SC.

1. Requisitos

Cada grupo obrigatoriamente deve ter pelo menos um Detetive Chefe que tenha os seguintes recursos:

 

-1 celular com acesso ao aplicativo Telegram;

-Gmail;

-Acesso à internet.

​O Detetive Chefe responde pelos outros Detetives dentro da realidade “A Menina e o Espectro”.

É recomendado, mas não obrigatório, que cada grupo tenha pelo menos um Detetive, que pode ou não ser o Detetive Chefe, com os seguintes recursos:

-Forma própria de locomoção pelo município (carro próprio, aplicativo, ônibus, etc.);

-Acesso à internet.

Caso os Detetives não puderem estar no município, é possível participar mesmo assim.

2. Tamanho do grupo

Cada grupo pode ter de 1 a 6 Detetives. Para grupos maiores, a disponibilidade deve ser consultada entrando-se em contato com a Whispers.

3. Certificado de Ingresso na Carreira de Detetive (CINCADE)

O grupo de Detetives deverá realizar a compra dos Certificados de Ingresso na Carreira de Detetive (CINCADE) no site da Whispers. Cada grupo deve adquirir todos os CINCADE do grupo em um só pedido. Por exemplo: se 4 pessoas pretendiam fazer parte de um mesmo grupo mas fizeram 4 pedidos diferentes, serão considerados 4 grupos diferentes de 1 Detetive cada.

O grupo receberá seus CINCADE por e-mail após a compra, os quais terão uma validade conforme definida pelo grupo no momento da compra.

O CINCADE terá um número de identificação e um QR Code. Sempre tenha disponível o CINCADE, seja digital ou impresso, quando você estiver em outra realidade (a Whispers recomenda não utilizar papel quando possível).

4. Dados dos CINCADE

No momento do pedido para aquisição dos CINCADE, devem ser preenchidas para cada futuro Detetive as seguintes informações:

-Nome

-Sobrenome

-Gmail

-Telefone

No preenchimento para o primeiro CINCADE, devem ser inseridos os dados do Detetive Chefe, lembrando que o telefone preenchido deve ter acesso ao aplicativo Telegram.

5. Validade dos CINCADE

Os CINCADE têm sua validade iniciada às 13h00min de um dia selecionado pelo grupo e terminada às 22h00min do mesmo dia da semana seguinte. Contudo, pode acontecer de a validade dos CINCADE terminar antes disso devido ao progresso do grupo nas investigações. Em qualquer caso, o término da validade dos CINCADE será informado ao grupo por e-mail.

6. Valor dos CINCADE

O valor mínimo de um CINCADE é de R$ 100,00 (por pessoa). Contudo, caso os futuros Detetives considerem que outra realidade tem um valor maior do que esse, pode ser pago o valor que quiserem por pessoa, respeitando-se o mínimo.

Não haverá nenhum tipo de tratamento diferenciado para os grupos, independentemente do valor pago.

7. Localidade

“A Menina e o Espectro” se passa dentro dos limites de São José/SC. Contudo, caso os Detetives não puderem estar presencialmente no município, podem participar mesmo assim.

DICAS PARA BOM APROVEITAMENTO DE “A MENINA E O ESPECTRO”:

Não é obrigatório, mas é recomendado que o Detetive que tenha forma própria de locomoção pela cidade não dependa de locais fixos para acesso à internet (exemplo: depender de WiFi pode dificultar um pouco a progressão na outra realidade, mas é possível).

No momento da escolha do Detetive Chefe antes da compra, é sugerido que possa ser alguém do grupo que tenha mais facilidade de encontrar-se com os outros Detetives do grupo pessoalmente.

É recomendado que os Detetives possuam fones de ouvido, embora não seja obrigatório.

Caso seu objetivo seja progredir na investigação em menos tempo:

Qualquer coisa pode fazer parte da outra realidade, dentro destas regras. Por isso, foque em buscar bases concretas para suas deduções, para aproveitar bem seu tempo, senão você obterá muitas informações e acabará abrindo caminho para muitas deduções improváveis.

Defina ordens de importância para suas informações com base no quão diretamente relacionadas com seu objetivo elas estão. Foque primeiramente nas informações que você considera mais importantes e que mais provavelmente levará você a um progresso.

Pense por partes! Se você, num exemplo hipotético, tem o objetivo de saber quando aconteceu alguma coisa. Primeiramente, analise todas as informações que você tem que apontam para “quando” (período de tempo). Se você não progredir nisso, anote seus resultados que tenham bases concretas, e somente depois disso analise outras informações (onde, por quê, como…).

Numa investigação, em geral é útil tentar “reconstruir” coisas para tentar entender algo que você precisa entender. Por exemplo, reconstruir uma conversa, os passos de alguém, formular hipóteses para a motivação de alguém fazer o que fez… Tente tomar o lugar de quem ou o quê você está investigando.

A Menina e o Espectro tem um alto nível de dificuldade. Se durante sua investigação você precisar de mais dicas como essas, entre em contato com a Whispers.

bottom of page